» Sobre a Conferência » Organizadores » Organizador local
Español English Português

A Psicotropicus é uma organização não-governamental fundada em 2003 que trabalha para mudar a atual política de drogas. É uma associação pioneira que ajudou a tirar o debate sobre drogas da marginalidade em que se encontrava naquela época e trazê-lo para o centro das discussões cotidianas. Para nós são claros os sinais de que a política proibicionista vigente só tem servido para agravar o “problema mundial das drogas”, intensificando a violência, a corrupção e o poder do mercado ilícito.

A Psicotropicus não promove o uso de drogas lícitas ou ilícitas - muito pelo contrário. Porém reconhece que não é papel do Estado vigiar o que as pessoas fazem ao próprio corpo, muito menos puni-las por isso. Temos plena consciência da existência de consumo indevido e/ou autodestrutivo. Entretanto, vemos que a política brasileira de Guerra às Drogas e aos Usuários de Drogas, alinhada aos EUA, é um desastre que impede ações eficazes para o enfrentamento do problema.

Em vista disso, a Psicotropicus propõe que a sociedade deixe o medo e o preconceito de lado e comece a trabalhar seriamente por uma política de drogas que privilegie a tolerância e bom senso em vez de repressão e hipocrisia. Vamos por um fim na Guerra às Drogas, redirecionar os recursos da esfera militar e jurídico-policial para o campo da saúde e da educação. Chega de insistir numa política cujo custo-benefício é lastimável, como indicam a atual “epidemia de crack” entre nossas crianças e adolescentes, a discriminação que o usuário de drogas sofre nos serviços de saúde, a violência crescente nas ruas de nossas cidades, entre outras barbaridades.

O consumo de drogas em si mesmo não fere os direitos dos outros, e um Estado democrático, pluralista, não tem como justificar a proibição de drogas.

É preciso ter coragem para experimentar novos caminhos. JUNTE-SE A NÓS!