» Programa » Palestrantes » Inés Mejía
Español English Português

Psicóloga da Universidade de Los Andes, com enfoque em políticas e intervenções com drogas e álcool na Universidade de Londres e Mestre em Política Social da Universidade Javeriana. Completa 16 anos de experiência em questões de drogas e HIV, com treinamento e prática na área de ensino, clínicas preventivas e investigativas.

Desde 2004, é assessora do Ministério da Proteção Social da Colômbia nas áreas de caracterização, regulação e qualidade na prestação de serviços de atenção especializada em drogas em nível nacional, e também liderou o processo de construção de políticas públicas em redução de demanda de drogas em seus estágios de formulação, desenvolvimento, validação, implantação e gestão em níveis nacionais e locais.

Atualmente coordena a Unidade de Gestão responsável pela execução da Política Nacional e ações definidas no seu plano operacional 2009-2010 e em cada uma das prioridades de ação: prevenção, mitigação, superação y construção de capacidade de resposta.  Ela foi referencia à questão da redução de danos na Colômbia para a OMS, a OPS e IHRA.

Foi consultora para projetos específicos de vigilância de segunda geração CODAR (consumidores de alto risco) para a OPS, assessora do Mecanismo de Coordenação do País através da UNICEF, PNUD e ONUSIDA para a elaboração de propostas para a Colômbia no componente HIV/AIDS na Sétima e Nona Rodada do Fundo Global de Luta contra a AIDS, TB e Malária.