» Programa » Palestrantes » Carlos Minc
Español English Português

Em seu sexto mandato consecutivo de deputado estadual, Carlos Minc está  de volta à Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) após passar pelo Poder Executivo. De janeiro de 2007 a maio de 2008, foi secretário de Estado do Ambiente, no Governo Sérgio Cabral, e de maio 2008 a março 2010, exerceu o cargo de ministro de Meio Ambiente (MMA) do Governo Lula.

Defensor do socialismo libertário, Minc tem sua atuação política voltada para a conquista de uma maior qualidade vida para a população, lutando não só pelo meio ambiente, mas pela conquista dos direitos de cidadania, pela auto-organização da sociedade e pela defesa das mulheres, homossexuais e negros, entre outras ações.

Sua ação parlamentar abrange temas como a defesa do meio ambiente, segurança pública, saúde no trabalho, ética na política e fiscalização do orçamento e da execução orçamentária do Estado do Rio de Janeiro. Líder estudantil, participou da resistência contra a ditadura militar, sendo preso em 1969, com 18 anos, e exilado. Em 1979, com a Anistia, voltou ao Brasil, começando então a se destacar na luta ambiental.

Fundador do Partido Verde com Fernando Gabeira, Alfredo Sirkis e outros companheiros, Minc foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1986, em coligação com o PT. Filiando-se ao PT ainda em seu primeiro mandato, foi reeleito deputado estadual em 1990, 1994, 1998, 2002 e 2006. Em 1989, recebeu o Prêmio Global 500, concedido anualmente pela ONU aos que se destacam mundialmente nas lutas em defesa do meio ambiente.

Professor-adjunto licenciado do Departamento de Geografia da UFRJ, obteve o mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Técnica de Lisboa (1978) e doutorou-se em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de Paris I - Sorbonne