» Programa » Palestrantes » José Serrano Salgado
Español English Português

Médico e advogado dos Tribunais de Justiça (Faculdade de Direito da Universidad del Azuay, Equador). Advogado coordenador da área de Justiça no Centro para os Direitos Econômicos e Sociais. Estudou um mestrado em Gestão de Projetos na Universidade de San Francisco.

É colunista e co-autor de diversas publicações sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Em abril de 2010, o presidente Rafael Correa o nomeou ministro da Justiça e Direitos Humanos. Ele foi ministro da Economia e das Finanças; subsecretário de Minas; membro do Conselho de Segurança Nacional e presidente da Petroecuador.

Ele também foi ministro do Trabalho e Emprego; Ministro-adjunto do Trabalho e Emprego; Subsecretario do Trabalho e do Emprego da Serra e da Amazônia; presidente do Conselho Nacional do Trabalho (CNT); presidente do Serviço Equatoriano de Formação profissional; membro do Conselho Andino de Ministros do trabalho.

Foi também secretário da Transparência e Gestão e delegado ao Conselho de Administração do Fundo de Investimento Social (FISE). Ele é um ativista e defensor dos Direitos Humanos e convidado especial da Corte Interamericana de Direitos Humanos em San José (Costa Rica). Ministrou conferencias sobre esse tema na University’s Swiss Foundation na Columbia University e para o Governo do Quênia.