» Programa » Palestrantes » Pedro Vieira Abramovay
Español English Português

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Direito Constitucional pela Universidade de Brasília (UnB), Abramovay assumiu a Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) após uma longa passagem por diversos cargos na estrutura do Ministério da Justiça.

Após um ano como assessor jurídico da liderança do governo no Senado Federal, Pedro Abramovay chegou ao Ministério da Justiça em fevereiro de 2003, como assessor especial do então ministro Márcio Thomaz Bastos. Como assessor especial, Abramovay foi um dos coordenadores da Campanha do Desarmamento e trabalhou na implementação e regulamentação do Sistema Penitenciário Federal.

Entre 2007 foi nomeado secretário de Assuntos Legislativos, cargo em que permaneceu até maio de 2010. Nesse período foi responsável por elaborar e negociar, junto ao Congresso e a outras áreas de governo, os termos de diversos projetos de lei, entre eles: Reforma do Código de Processo Penal, Projeto de Lei de combate à violência nos Estádios, etc.

Por duas vezes, durante a gestão de Tarso Genro, Abramovay foi ministro da Justiça em exercício. Recentemente, foi indicado pelo governo brasileiro para assumir a direção executiva do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), em Viena (Áustria).